terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Racionais, muito mais que um grupo de rap



Poxa, parece até que foi ontem cara. Era 1988 o Hip-Hop nacional tinha acabado de nascer na estação São Bento do metro, centro de São Paulo. Eu tinha oito anos de idade escutava rádio e sempre ouvia em vários nomes do rap, como, Thaíde e Dj Hum, Pepeu, Mc Jack, Mister, Black Junior, Sampa Crew, Catito, Irmãos cara de pau, Geração rap entre outros. Mas tempos depois ouvi falar de uns caras que iriam revolucionar o rap nacional, eles eram o Racionais Mc´s. Nunca vou me esquecer desse dia. Meu vizinho(Cido) era mais velho do que eu uns cinco ou seis anos, e ja curtia à noite, sempre ficavamos conversando sobre bailes.Até que um dia ele me falou dos caras(Racionais) e me lembro que logo depois ele comprou um bolachão(disco de vinil) e mostrou me a capa. Era o album "Holocausto Urbano" a musica "Panico na zona sul" era o hit do momento. De lá para cá, ja se passaram mais de 20 anos e todos que curtem o som dos caras sabem da história de sucesso deles.

O importante não foram só as musicas, mas tudo que eles significaram pra todos da minha geração. Na minha opinião através do Hip hop, suas declarações e postura diante da mídia eles viraram porta vozes da periferia. Foram os únicos artistas negros que não esqueceram de suas origens, depois que atingiram o sucesso e que davam entrevistas(raras vezes)e falavam tudo o que nós negros sofríamos na sociedade.
Concientizaram o povo pobre que somos vítimas de um sistema capitalista e político preconceituoso, que não da a mínima importancia para a população carente e só se preocupa com seus benefícios próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário