terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Apenas um simples "role"



Por Luiz Augusto

Gente correndo pra cá, gente correndo pra lá, pessoas acuadas e escondidas em lojas, olhares espantados com a situação, seguranças tentando conter a multidão e a policia usando a força com suas balas de borracha para reprimir o tumulto, essas algumas características de um "rolezinho".
O assunto do momento na cidade de São Paulo é o tal "rolezinho". Nada mais é que jovens realizando passeios em shoppings. O detalhe é que esses encontros são realizados por milhares de jovens de bairros da periferia em um mesmo local, na mesma hora, agendados pela internet.
Em virtude da repercussão dos episódios o prefeito declarou nesta segunda-feira (13) que é preciso dar uma atenção especial aos chamados “rolezinhos”.
O que prefeito quer dizer com atenção especial aos "chamados" rolezinhos?
Concordo quando ele diz que é preciso construir espaço para os jovens da periferia usufruir na cidade, mas é primeiro tem que se entender qual o objetivo desses "rolezinhos"? Tambem é preciso ver o outro lado da história, que são os lojistas. Mas será que se esses tais "rolezinho" fossem feitos por jovens de classe média, em shoppins de regiões nobres, a imprensa e a opinião pública estaria fazendo esse alarde?
Segundo matérias publicadas em vários veículos, JK Iguatemi através da justiça conseguiu uma liminar proibindo a realização do “rolezinho”, a entrada de jovens desacompanhados e uma multa de R$ 10 mil caso o evento fosse realizado.

Agora vem algumas dúvida: o que querem dizer com jovem desacompanhado?
O jovem tem que estar acompanhado de uma outra pessoa para frequentar tal ambiente?
Quais requisitos essa outra pessoa tem que possuir para acompanhar jovens desacompanhados?
Essa tal multa de R$ 10.000 será aplicada no grupo de jovens?
Como e quem vai definir (ou provar) se todos os jovens que forem pegos realmente estão juntos ou até mesmo se conhecem?
Até por que são dezenas de jovens que marcam encontros via internet!
Algumas coisas precisam e devem serem melhor explicadas.
A situação tomou uma proporção tão grande que outros "rolezinhos" já estão agendados via sites de relacionamentos.

O que mais impressiona nessa situação, é a quantidade de jovens que participa desses tais "rolezinhos" e a repressão da policia com balas de borracha contra esses jovens, que só querem se divertir, até parece que voltamos a época da ditadura!
Toda essa situação me vem a mente a música "Fim de semana no parque", do Racionais Mc's.

Fonte : www.revistaforum.com.br
Links:http://revistaforum.com.br/spressosp/2014/01/haddad-nao-criminaliza-rolezinhos-e-quer-ouvir-garotada/ 
http://revistaforum.com.br/spressosp/2014/01/mesmo-apos-repressao-policial-mais-rolezinhos-estao-marcados-para-acontecer-em-shoppings-dentro-e-fora-de-sao-paulo/

http://revistaforum.com.br/spressosp/2014/01/para-impedir-o-rolezinho-shopping-jk-iguatemi-pede-documento-ate-mesmo-dos-funcionarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário