segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mais um trabalhador morto. Pior do que isso é o que pode vir a acontecer


 Por Luiz Augusto

O cinegrafista Santiago ìlidio de Andrade, 49 anos, alvejado por um rojão na cabeça, num  protesto realizado no centro do Rio de janeiro, contra o aumento do preço da passagem de ônibus, teve sua morte cerebral confirmada no inicio da tarde. O diagnóstico foi feito pela equipe de neurocirurgia do Hospital Souza Aguiar, onde o funcionário da Band Rio estava internado. A informação foi divulgada pela Secretária Municipal de Saúde(SMS) no inicio da tarde. 
O rapaz estava trabalhando, mostrando a verdade através de uma câmera de vídeo nas mãos e acontece uma tragédia dessas!
Agora governo vai querer tomar providencias porque morreu um cinegrafista de uma grande emissora de TV e a grande imprensa esta em cima do caso. Quantos profissionais de imprensa vão ter que morrer para o governo tomar alguma atitude?
Prenderam um rapaz que estava envolvido no episódio, com certeza o governo vai usa-lo, transforma-lo em bode expiatório e dizer que faz "justiça".

Mas agora eu pergunto: por que o governo não tem o mesmo interesse e coragem em solucionar casos em que estão envolvidos facções criminosas?
Acho que o problema é maior do que se imagina. Posso ser o maior dos pessimistas, posso estar enganado mas, acredito que se as autoridades começarem a prender esses "militantes" como resposta a série de protestos realizados no Brasil, dentro do sistema carcerário, onde facções criminosas, mandam e desmandam, as coisas vão ficar piores do que já estão.
Foi misturando esses dois tipos de presos (políticos e criminosos comuns), na prisão Candido Mendes, na Ilha Grande, no final da década de 1970 
que surgiu a primeira e uma das maiores facções criminosas do país: COMANDO VERMELHO(CV).
Seguindo o mesmo roteiro de transferências desastrosas, em 2001 os presos José Marcio Felício "Geleião" e César Augusto Roriz, o "Césinha", ambos do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL(PCC), foram transferidos para a penitenciária carioca de Bangu 1. Lá os dois presos paulistas fizeram uma parceria entre as duas facções.

Ou seja, o governo tem que pensar bem em suas atitudes, pode tomar decisões achando que esta dando uma resposta à sociedade, quando na verdade esta só jogando combustível numa fogueira.
A copa do mundo esta chegando, mais protestos estão por acontecer. Será que o governo vai deixar morrer mais um trabalhador como o sr Santiago, em virtude de sua incompetência? 
Não só o governo, mas algumas pessoas estão pensando que tanto facções criminosas e os manifestantes denominados "black blocs" estão de passagem ou brincando: estão enganados!
Os black blocs é uma organização internacional, surgiram na Alemanha na década de 1980. Possuem histórico de violência, vandalismo, anarquismo e protestos há muito tempo.
Não estão blefando como  Estado pensa, igual fez o delegado da policia civil da cidade de São Paulo, Godofredo Bittencourt, na época chefe do Departamento de Investigações Contra o Crime Organizado(DEIC) que um ano depois da megarrebelião que atingiu 29 presídios paulistas no ano de 2001, chegou a declarar a falência do PCC. "Hoje o PCC é uma organização falida. Quebramos as pernas deles". Anos depois o que vimos foi bem diferente, ataques a agentes da lei e outras barbáries!

Como disse um membro do PCC preso num presidio, no interior paulista, flagrado em escutas telefônicas: "O crime unido só fortalece".
Na mesma linha de pensamento, em uma matéria revista Fórum, um black bloc declarou: "Fazemos o que os outros não têm coragem de fazer".

Diante desse panorama o que resta a nós "formiguinhas" trabalhadoras da classe operária, diante dos dublês de representantes do povo (políticos) fazer nesse Brasil atual as vésperas de uma Copa do Mundo?


Leitura

Links: Portal Terra http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/faccoes-criminosas-do-rio-tiveram-origem-nos-presidios,d04970e46f6ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html 

Jornal Estadão http://topicos.estadao.com.br/comando-vermelho

Revista Época http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR51467-6014,00.html

Revista Veja http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/as-entranhas-do-crime


Fonte


Revista Fórum http://revistaforum.com.br/blog/2013/08/black-bloc-fazemos-o-que-os-outros-nao-tem-coragem-de-fazer/ 

Revista Época http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR74807-5856,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário