quinta-feira, 23 de abril de 2009

Marcos Zibordi da dicas de como fazer boas reportagens e entrevistas

"Um bom texto é uma rebelião organizada"disse o jornalisra Marcos Zibordi em palestra ministrada no Centro Universitário Sant'anna, na última terça-feira,28/4,ás 19:30 no laboratório de informática do local. O evento contou com a promoção dos professores do Curso de Comunicação Social e teve participação de alunos do 3º,7º e 8º semestre de jornalismo.

Marcos Zibordi é formado em jornalismo pela UNESP de Bauru, faz mestrado em literatura sobre o movimento Hip-Hop em São Paulo. Já trabalhou como repórter nos jornais da cidade de Bauru, Gazeta do Povo de Curitiba e na revista Atualidades do Grupo Abril.
Atualmente trabalha como professor na Universidade Bandeirante de São Paulo(Uniban) e como jornalistas da revista Caros Amigos e Sem Terra.

Demostrando-se extrovertido e assumindo uma postura crítica, Zibordi falou como fazer boas reportagens e entrevistas. Segundo ele, a natureza da reportagem é uma boa leitura textual."Você é que a reportagem". Para o jornalista, escrever bem tem que prtaicar várias vezes, ter um vocabulário simples, ter um olhar crítico e o texto tem que cada vez menor e mais significativo.

Ex-funcionário do Grupo Abril, o jornalista falou tambem sobre alguns cuidados que se deve ter com entrevistas. De acordo com o jornalista, para entrevistar alguem é preciso estabelecer um diálogo, saber conversar com a pessoa antes da entrevista por pelo menos 30 minutos e jamais errar informações sobre o indivíduo.

Na palestra, falou sobre as faculdades de jornalismo e disse que os cursos deveriam ser mais completos, tendo como disciplinas matérias como: direito, sociologia, história, administração pública e outras. Para ele, o jornalista é um pesquisador antes de tudo,e que o jornalismo é um trabalho braçal, uma ciência aplicada, uma profissão em que tudo que você faz as pessoas olham.

Ele tambem se mostrou favor dom uso da internet em reportagens mas, ressaltou dizendo que o repórter tem ir para rua e fazer apuração de informações. Segundo ele, a internet é um território de liberdade. O jornalista finalizou e palestra cantando uma música do rapper Sabotage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário