sexta-feira, 24 de abril de 2009

COTAS EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Por Luiz Augusto

As cotas são politicas de ações afirmativas, tem o objetivo de reparar danos e injustiças históricas. Foram criadas na Índia em 1946 para promover membros das castas intocáveis que são a minoria no país.
Politicas de ações afirmativas através de cotas são uma realidade no Brasil, ja foram adotadas em 25 universidades estaduais e 23 federais.
Depois que foi criada, as cotas foram aderidas por vários países, a expêriencia que teve o maior sucesso foi a dos Estados Unidos, onde á levaram para outros segmentos da sociedade como, industria cinematografica, propaganda, ensino e outros mais.
As universidades PUC e UERJ do Rio de Janeiro, são duas de algumas instituições de ensino mais conceituadas do país que aderiram ao sistema de cotas porem, ainda é um assunto polêmico na sociedade, grande parte da população do país é contra ou não tem opinião formada sobre o assunto.
Várias dúvidas se passam pela cabeça das pessoas em relação ao caso, como: As cotas vão favorecer negros e discriminar brancos? As cotas baixam o nível acadêmico? As cotas vão fazer da nossa uma sociedade racista?
Aqui no Brasil os defensores das cotas alegam que é uma forma de indenizar o povo negro pelo longo tempo de escravidão e, por tudo aquilo que os impossibilataram de brigar de igual para igual com povos de outras etnias. Já as pessoas que tem opinião contraria ao sistema de cotas, colocam vários motivos para as cotas não serem aprovadas, justicam dizendo que, perante a Lei todos somos iguais.
A realidade é que o Brasil precisa fazer mudanças urgentemente no ensino básico para que todos os brasileiros consigam entrar e permanecer na universidade para que ela seja mais diversificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário