quarta-feira, 15 de abril de 2009

EDUCAFRO, uma saída para afrodescendentes e carentes a exclusão do ensino


Por Luiz Augusto

O surgimento

Cansados da desigualdade social e ausência do poder público no bairro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, um grupo de militantes da comunidade e do movimento negro juntamente com Frei Davi e a pastoral da Igreja Católica sentiram a necessidade criar perspectivas para jovens e adultos negros e pessoas carentes da região. A idéia inicial se deu no ano de 1992, em uma sala dentro de uma igreja.
Começaram com algumas cadeiras, lousa, giz e professores voluntários da própria comunidade e foi se expandindo com o nome de P.V.N.C(Curisnho Pré Vestibular para Negros e Carentes). Essa experiência deu tão certo que cinco anos mais depois ela veio para São Paulo e teve uma grande expansão com cerca de 184 núcleos espalhados por todo o estado com o nome de EDUCAFRO(Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes).
A ONG é uma entidade coordenada pelos frades franciscanos juntamente com Frei Davi, que articulam uma rede de 256 núcleos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.
Desde o surgimento do projeto, a rede de núcleos de pré-vestibulares cresce a uma taxa de 40% ao ano. Em São Paulo teve um crescimento de 46% em relação ao ano anterior,ou seja,a ONG passou de 184 para 256 nucleos localizados, sobretudo, nas periferias ds cidades e no interior do Estado de São Paulo. Dessa forma cresceu, proporcionalmente o numero de pessoas envolvidas nesse mutirão de educação alternativa, alcançando o numero de mais de 2.700 voluntários(coordenadores, professores e colaboradores).
Um dos maiores orgulhos foi o fato de mais de 7.360 alunos(negros, pardos, indigenas e brancos carentes) terem se matriculado no projeto. Desses aproximadamente 70% se transformaram em universitários no ano de 2008 matriculando-se em Universidades Públicas, em Universidadas Privadas conveniadas com a EDUCAFRO ou através do PROUNI (Proframa Universidade para todos) com bolsas de estudos de 50% a 100%.

Objetivos

O objetivo principal do projeto é a inclusão de afro brasileiros e pobres no ensino superior, capacitá-los através de dos cursinhos pré vestibulares para que possam chegar as universidades públicas e privadas por meio da educação e cidadania, bem como a luta contra discriminação étnica e pela defesa dos direitos humanos.

Como ser aluno?

Para ser aluno EDUCAFRO o interessado deve participar de uma reunião chamada"Encontros de Acolhida", depois ele é encaminhado para um núcleo mais próximo de cada e passa a ser um aluno do projeto. Cada aluno que ingressa nos, recebem uma apostila que contem dez temas fixos, falando sobre a historia do negro no Brasil e as dificuldades que ele encontra em função do racismo e temas que abordam a realidade do pré-universitário.

Convênios e Colaboradores

Todo esse trabalho não seria possível sem o convênio com algumas universidades. Como temos :

Universidade São Francisco (USF) www. saofrancisco.edu.br
FACULDADES ATIBAIA - FAAT http://www.faat.com.br/
Universidade Metodista de São Paulo http://www.metodista.br/
Faculdades Hoyler http://www.saopaulo.hoyler.edu.br/
Centro universitário Uniradial http://www.radial.br/


Sede Nacional-São Paulo
Rua Riachuelo,342-Centro,São Paulo-S.P
Fone:(11) 3119-1244/31063411
E-mail:educafro@franciscanos.org.br
Site:www.educafro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário