segunda-feira, 10 de março de 2014

Que decepção!


Por Luiz Augusto 

Hoje eu li uma declaração do jogador Tinga, do Cruzeiro, que no mínimo me deixou perplexo. A entrevista feita com o jogador, foi publicada na coluna do jornalista Rodrigo Constantino, na revista Veja.
Perguntado se é a favor das cotas, o jogador disse que não é a favor das cotas pra negros e ainda deu outras declarações.
Na minha opinião essa entrevista foi tendenciosa, ela já começa com o titulo "jogador Tinga marca um golaço na politica". No final dela o jornalista diz que o jogador deve ter decepcionado os militantes raciais que adoram explorar casos famosos para obter privilégios estatais. Gostaria de saber qual o conceito de golaço que esse jornalista possui? As cotas em universidades públicas brasileiras foi um direito conquistado, com o objetivo de democratizar o ensino superior público nacional e não um privilégio dado pelo governo.

Acho que vivemos em uma democracia, onde as pessoas tem livre arbítrio para expressar suas opiniões sobre diversos assuntos, mas nesse caso acho que o jogador não possui o mínimo de embasamento sobre cotas raciais.
Pra mim esse rapaz perdeu a oportunidade de ficar calado! Com certeza pra ele falar que não concordar com cotas para negros é porque ele não conhece a verdadeira história dos negros no Brasil e muito menos o objetivo do sistema de cotas para negros!
Infelizmente Tinga é só mais um de muitos negros que abraçou a mentalidade do sistema capitalista, acreditando que todas as pessoas são iguais. Somo iguais perante a lei, mas não perante a realidade!
No mínimo, essas declarações dele, caiu como uma luva para a elite que domina o sistema capitalista e o ensino público brasileiro, mas também foi uma decepção para militantes do movimento negro, que luta incessantemente pelos direitos dos negros no país!
Casos como esse são comuns entre negros que dispõe de um alto poder financeiro, eles esquecem que são negros, só lembram quando se sentem discriminados por outras etnias. O maior caso de "esquecimento" é o do jogador brasileiro(prefiro não citar seu nome) considerado o maior atleta do século. Alguém já viu ele se envolver em questões contra o racismo dentro e fora dos campos?
São situações como essa que só aumenta a desunião entre negros no Brasil!
Quanto ao fato dele falar que os filhos dele não vão usar o sistema de cotas e tem obrigação de passar, ele esta certíssimo! Com todo o dinheiro que ganhou, ganha e ganhará ele poderá pagar um ensino de qualidade pra seus filhos e exigir tal coisa!

Agora eu pergunto: quantos negros no Brasil dispõe da mesma condição financeira que ele pra poder investir no estudo de seus filhos e depois dizer: meus filhos não vão usar cotas, eles estudam em colégios ótimos e tem obrigação de passar?


Fonte: Revista Veja
Link: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/racismo/o-jogador-tinga-marca-um-golaco-politico/#.UxssW054Mg4.twitter

2 comentários:

  1. Que absurdo !!! Vocês acreditam que acabarão com o problema do racismo no Brasil utilizando-se de cotas para negros ??? Provavelmente só vai piorar. Estou com o Tinga e não abro mão !!! Cotas para a população carente já !!! Se negro pobre sofre, o branco pobre também. Os negros não são intelectualmente inferiores aos brancos. Na verdade, em nenhum aspecto há diferença entre as raças. Porque a discriminação contra os brancos pobres??? Vocês é quem estão fazendo a separação. Creio que um negro utilizar-se de cotas para entrar em uma universidade sabendo que seus vizinhos não tem a mesma oportunidade porque são brancos é vergonhoso !!! A igualdade social começa com nivelamento de todos, independente da raça. Vamos disponibilizar 50% das vagas de universidades para a população cujas famílias recebam até R$ 500,00 per capta. Aí sim, estaremos fazendo algo em favor da igualdade social.

    ResponderExcluir
  2. Cotas para pessoas carentes sim!
    Cotas para pessoas só porque são negras, não!
    Ps: Sou negro!

    ResponderExcluir