sábado, 8 de março de 2014

Por uma "boa aparencia"



Por Luiz Augusto

Em dezembro de 2013, foi realizado um protesto, no Colégio Internacional Anhembi Morumbi, no Brooklin, bairro nobre da zona sul de São Paulo. A manifestação ocorreu em virtude da estagiária Ester Elisa da Silva Cesário, de 19 anos, ter denunciado a diretora da escola por racismo, em virtude da diretora da escola ter a "aconselhado" duas vezes a alisar seus cabelos para manter a boa aparência. No local também estava presente pessoas que prestavam solidariedade ao colégio.

Chega a ser patético uma instituição de ensino ter uma postura com essa em um país multirracial.
O colégio possuindo tal norma e a reafirmando através de sua diretora que, chamou a atenção da funcionária duas vezes para que ela alisasse o cabelo, só admitiu que o padrão de beleza brasileiro é branco, apesar da população do país ser miscigenada!
A partir do momento em que a funcionária foi "aconselhada" duas vezes para alisar seus cabelos, não foi respeitado a características étnica de colaboradores e alunos.
Na matéria pais, alunos e professores dizem que o colégio sempre trabalhou com diversidade e inclusão racial, se sentiam ofendidos com o rótulo de "colégio racista", que nunca foram feitas denuncias de racismo e também possui funcionários negros.
Ai ficam algumas dúvidas: Qual o conceito de "boa aparência" que o colégio possui?
Os outros funcionários negros do colégio também foram "aconselhados" a alisar seus cabelos para manter a "boa aparência"?
Será sugerido a alunos descendentes ou que nasceram em países islâmicos e utilizam qualquer tipo de véu ou chapéu em suas cabeças em virtude suas religiões as retirarem?
Qual o procedimento para alunos que possuem tranças?
Dúvidas como essas ficam na mente daqueles que leem noticias relacionadas a um colégio particular.
Uma instituição de ensino tem por obrigação debater a diversidade racial e a cultura afro para seus alunos, até por que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão em 1888, pela princesa Isabel.


Fonte: Revista Fórum
Link: http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/12/ruim-e-o-racismo-movimento-negro-protesta-em-frente-a-escola-acusada-de-racismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário