sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Apenas opinião



Por Luiz Augusto


O big rider Laird Hamilton opinou sobre o acidente que aconteceu com Maya Gabeira e também onda surfada por Carlos Burle, em Nazareh, Portugal. Segundo ele, a surfista brasileira não esta preparada para surfar ondas nas condições na qual sofreu o acidente, e também criticou o big rider brasileiro, dizendo que a sua não pode ser validada, pois ele não completou a onda.
Depois de tais opiniões, choveu de criticas em direção ao surfista californiano radicado no Hawai, nas redes sociais vindas de fãs dos brasileiros.

O Laird Hamilton tem surf e história suficiente e de sobra para fazer tais observações. A opinião dele tem que ser respeitada! Não acho que ele esteja tentado tirar o mérito dos brasileiros e sim fazendo críticas pertinentes ao fato! A critica que ele fez foi totalmente técnica!
Se fosse assim ele desqualificaria o brasileiro em 1998, quando na perigosa onda de Killers, na Baía de Todos os Santos, México, Burle sagrou-se Campeão Mundial de Ondas Grandes na remada, sem auxilio do Jet ski, competindo contra nomes de peso do big surf mundial como o australiano Ross Clark Jones e o havaiano Brock Little e também quando sagrou se Campeão Mundial em Ondas Gigantes, em novembro de 2001, em Mavericks, na Califórnia, quando surfou a maior onda já registrada até a época, com 68 pés (cerca de 22 metros) e a Maya quando foi 5 x campeã mundial. Nesses episódios nunca se ouviu critícas de Laird!

Pela fato dos brasileiros no passado serem motivos de "chacota" e considerados "merrequeiros" e hoje estarem vivendo o melhor momento no surf, (pelo menos em termos de onda grande), qualquer tipo de critícas feitas por havaianos, americanos, africanos, australianos e imprensa especializada será interpretado pela torcida brasileira como, dor de cotovelo, arrogância, prepotência ou até falta de reconhecimento!
Realmente um mar daquele tamanho e só pra atletas qualificados e experientes( não que a Maya não seja). Não acompanho o dia a dia dos treinamentos da Maya, mas será que ela esta realmente preparada para enfrentar ondas daquela dimensão? Será que se ela não tivesse tomado essa vaca em Nazareh(Portugal) tais críticas seriam feitas?

São situações que é difícil fazer uma analise. A Maya é pupila de Carlos Burle, treina sempre com ele, Felipe Gordo e Pedro Scooby. Não é nenhuma novata ou até mesmo caiu de paraquedas no meio do surf, já foi 5 x campeã mundial de ondas grandes!
Sem contar que uma queda daquelas pode acorrer com qualquer surfista novato ou renomado, em qualquer onda!
Lard só deu a sua opinião!
Um cara que foi um dos inventores do tonw in, descobriu a onda de Teahopoo pro mundo e tem um vasta história dentro do esporte, não precisa de estar em Nazaré para dar sua opinião sobre determinado fato ocorrido dentro do surf!!!!
Independente de qualquer coisa, temos que respeitar a opinião de todos!
Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário