domingo, 27 de fevereiro de 2011

O surf mundial em 2011 sem Andy Irons

Em novembro do ano passado eu estava navegando na internet num site especializado em surf, quando fui surprendido com a triste notícia da morte de Andy Irons, vítima de dengue.
Estamos em plena disputa da primeira etapa do circuito mundial, a Gold Coast, realizada na Australia. O primeiro pensamento que me vem em mente é o seguinte: e agora quem representará o Hawai no circuito mundial? Andy irons era nada mais, nada menos que tricampeão mundial de surf, o último a conseguir tal façanha pelo Havai. Juntamente com os australianos Joel Parkinson e Taj Burrow, os tres eram os únicos capaz de fazer frente ao americano Kelly Slater.

Ele foi o atleta que trouxe os últimos tres títulos para o Hawai, antes dele os compatriotas Sunny Garcia no ano de 2000 e Derek Ho em 1993 foram os vencedores. Era o único no surfista havaiano com grandes chanches de conseguir mais títulos para o Havai, os seus compatriotas não possuem o mesmo nivel de surf e competitividade, e seu irmão Bruce abandonou o circuito mundial em 2008 para virar freesurfer.

O Havai é considerado o supra sumo do surf, continuará sendo o local onde quebram as melhores ondas do mundo, todo inverno terá crownd. Pipeline, Backdoor, Rockpoint, Jaws e Waimea jamais perderão o seu brilho, mais o povo havaiano com certeza sentirá ausência e a representatividade que Andy Irons tinha no circuito.

O surf mundial ainda esta de luto neste começo da temporada de 2011 na Australia, mas Andy Irons sempre permanecerá vivo na memória de todos os amantes do surf, desde crianças até grandes surfistas. Tenho certeza que ele ja esta surfando altas ondas no céu juntamente com Mark Foo, Runny Burns, Edie Aikau entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário