Por Luiz Augusto
Em dezembro de 2013, foi realizado um protesto, no Colégio Internacional Anhembi Morumbi, no Brooklin, bairro nobre da zona sul de São Paulo. A manifestação ocorreu em virtude da estagiária Ester Elisa da Silva Cesário, de 19 anos, ter denunciado a diretora da escola por racismo, em virtude da diretora da escola ter a "aconselhado" duas vezes a alisar seus cabelos para manter a boa aparência. No local também estava presente pessoas que prestavam solidariedade ao colégio.
Chega a ser patético uma instituição de ensino ter uma postura com essa em um país multirracial.
O colégio possuindo tal norma e a reafirmando através de sua diretora que, chamou a atenção da funcionária duas vezes para que ela alisasse o cabelo, só admitiu que o padrão de beleza brasileiro é branco, apesar da população do país ser miscigenada!
A partir do momento em que a funcionária foi "aconselhada" duas vezes para alisar seus cabelos, não foi respeitado a características étnica de colaboradores e alunos.
Na matéria pais, alunos e professores dizem que o colégio sempre trabalhou com diversidade e inclusão racial, se sentiam ofendidos com o rótulo de "colégio racista", que nunca foram feitas denuncias de racismo e também possui funcionários negros.
Ai ficam algumas dúvidas: Qual o conceito de "boa aparência" que o colégio possui?
Os outros funcionários negros do colégio também foram "aconselhados" a alisar seus cabelos para manter a "boa aparência"?
Será sugerido a alunos descendentes ou que nasceram em países islâmicos e utilizam qualquer tipo de véu ou chapéu em suas cabeças em virtude suas religiões as retirarem?
Qual o procedimento para alunos que possuem tranças?
Dúvidas como essas ficam na mente daqueles que leem noticias relacionadas a um colégio particular.
Uma instituição de ensino tem por obrigação debater a diversidade racial e a cultura afro para seus alunos, até por que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão em 1888, pela princesa Isabel.
Fonte: Revista Fórum
Link:
http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/12/ruim-e-o-racismo-movimento-negro-protesta-em-frente-a-escola-acusada-de-racismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário