domingo, 18 de dezembro de 2011

O Doutor da bola nos deixou



Por Luiz Augusto


Alto, magro, sorridente, inteligente, político, crítico, intelectual, médico, comentarista esportivo, craque de bola essas foram algumas características de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ou simplesmente Magrão".
Nascido em 19 de fevereiro de 1954, em Belém do Pará. O doutor da bola como era conhecido começou a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, passando por S.C Corinthians, Fiorentina(Italia), C.R Flamengo, Santos F.C e Seleção Brasileira. Ganhou diversos títulos por onde passou como: Campeão da Taça Cidade de São Paulo de 1977, Campeão paulista em 1979, 1982, 1983 e Campeão carioca de 1986 entre outros títulos com a seleção brasileira.
Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e mundial também era conhecido por seu engajamento político. Foi um dos criadores da "Democracia corintiana",movimento que reivindicava para os jogadores mais liberdade e autonomia nas decisões administrativas do clube. Também participou das "Diretas já". Foi dos poucos jogadores de futebol que teve uma vida bastante ativa fora dos gramados, atuando como comentarista esportivo em programas de TV e colunista em jornais e revista. Com suas passadas largas, belas jogadas, chutes precisos, toques de calcanhar Sócrates fez lindas jogadas entre o meio campo e ataque.
Quando encerrou á carreira de jogador fez um "passe milimétrico" entre o futebol e a vida intelectual e artística. Era articulista da revista Carta Capital e do jornal Agora São Paulo e comentarista esportivo do programa Cartão Verde, da TV Cultura entre outras atividades. Mas no auge da carreira futebolística já se diferenciava dos demais atletas por sua vida fora do futebol. Em 1980 gravou um LP de musica sertaneja chamado "Casa de caboclo", com 50.000 cópias, produziu a peça de teatro "Perfume de Camélia" e fez participações em telenovelas.
Juntamente com o jornalista Ricardo Gozzi escreveu o livro "Democracia corintiana" e por último produziu o documentário "Ser Campeão é Detalhe" sobre a Democracia corintiana, com depoimentos de personagens da época.
Mas infelizmente o Magrão faleceu no dia 4 de Dezembro de 2011, decorrente de problemas renais, causados pelo alcoolismo. Concidentemente essa foi a data encerramento do campeonato brasileiro, com o S.C Corinthians sagrando-se campeão. Lágrimas de uns, lamentações de outros, mas o que fica são as lembranças de um grande homem, pai, atleta, médico e ativistas político. A única certeza que se tem, é que o doutor da bola esta jogando no time de todos os craques que nos deixaram como Puskas, Garrincha, Didi, Zizinho, Vavá, Leônidas da Silva, Toninho Guerreiro, George Best entre outros.