quinta-feira, 5 de maio de 2011

O grande entre os grandes

Nessa segunda feira, 2 de maio, foi o vigézimo aniversário da morte do grande cronista esportivo Odair Pimentel.
Odair Pimentel morreu aos 51 anos, no ano de 1991, no Hospital do Câncer ,onde ficou internado por um mes.Na época ele era preisdente da ACEESP, associação dos cronistas esportivos do estado de São Paulo.

Trabalhou no Jornal dos Sports, Diário da Noite, Folha da Tarde e Noticias Populares, antes de trabalhar no Jornal O Globo, onde foi editor chefe de esportes da surcursal de São Paulo.
Teve momentos marcantes na carreira. Em um deles, quando o Brasil agonizava antes de ser eliminado da primeira fase na Copa de 66, produziu uma das manchetes mais famosas do Jornalismo esportivo:"Pelé, jogai por nós".

Mas o mais importante feito de Odair Pimentel ocoreu na excursão do Santos F.C a um país da Àfrica que estva em guerra. Como os guerrilheiros tinham ameaçado matar Pelé, e como havia por parte dos organizadores do jogo, a exigencia que Pelé desfilasse em carro aberto, lá se foi Odair. Aproveitando a semelhança física com o maior jogador do mundo, ele subiu no carro, desfilou por horas acenando para a multidão e arriscando a própria vida. Só para proteger o amigo Pelé.

Nos últimos anos de vida, andava apoiado por uma bengala. Tudo por causa de um acidente automobilistico sofrido em 1986, na estrada que liga a rodovia Ayrton Senna ao aeroporto de Guarulhos, quando ia cobrir o embarque da seleção para Copa daquele ano.
LIVROS

Fonte:ACEESP